segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Começam nesta segunda-feira(10) as homenagens ao ex-governador Eduardo Campos


Homenagens na capital, nos municípios do interior de Pernambuco, em Brasília e até de uma instituição internacional, o Banco Mundial, serão prestadas para marcar os 50 anos de nascimento e um ano da morte do ex-governador Eduardo Campos (PSB). Os eventos foram planejados conjuntamente com os famíliares do líder socialista, as direções estaduais e nacionais do PSB e a Fundação João Mangabeira.
A orientação da família do ex-governador é de que as atividades sejam uma celebração à vida. Vítima de acidente aéreo no dia 13 de agosto do ano passado, em São Paulo, Eduardo completaria 50 anos nesta segunda-feira, dia 10. A direção estadual do PSB confirmou a iniciativa do Banco Mundial de enviar uma carta à viúva do ex-governador, Renata Campos, comunicando que a instituição decidiu criar um prêmio de gestão pública com o nome de Eduardo Campos.
A premiação acontecerá no início do próximo ano, em Washington, Estados Unidos, e deverá ser entregue por Renata. “É motivo de orgulho poder reconhecer por meio deste gesto a brilhante trajetória e contribuição de Eduardo para a gestão pública do estado, do Brasil e de toda América Latina e o Caribe”, escreveu o presidente do Banco Mundial, Luiz Alberto Moreno.
As homenagens começam nesta  segunda-feira(10) e se estenderão por mais quatro dias em diversos locais do Recife, no interior do estado e em Brasília. A programação também prevê sessões solenes na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado.
O primeio evento começa com um ato público, às 9h, no Arcádia do Paço Alfandega e contará com a presença de diversas lideranças políticas locais e nacionais do PSB e de outras legendas. Também farão parte das homenagens missas, inauguração de uma escola técnica, lançamento de um livro com discursos do ex-governador e visita do governador Paulo Câmara e do prefeito Geraldo Júlio ao túmulo de Eduardo Campos, no cemitério de Santo Amaro (ver quadro).
Programação em homenagem a Eduardo Campos:

Segunda-feira – 10/08
9h Ato Público na Casa de Recepção Arcádia do Paço Alfandêga com a presença da família Campos, lideranças políticas de Pernambuco, do PSB local e nacional, lideranças de outras legendas nacionais. Também haverá a apresentação de um vídeo sobre a vida de Eduardo e o lançamento do livro do jornalista Evaldo Costa com os discursos do governador ao longo do seu período de governo (7 anos e quatro meses)
18h A ex-mprimeira dama do estado Renata Campos participa com a família de uma missa campal na igreja matriz de São Lourenço da Mata.

Terça-feira -11/08
9h Inauguração pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio, do Compaz do Alto Santa Terezinha na presença do governador Paulo Câmara e da família de Eduardo. O equipamento de prevenção à violência terá o nome do ex-governador
18h Sessão solene na Assembleia Legislativa de PE (Alepe).

Quarta-feira – 12/08
10h Sessão solene na Câmara dos Deputados. O ato contará com a presença da família do ex-governador Eduardo Campos e de lideranças do PSB, bancada federal do Pernambuco e prefeitos.

Quinta-feira -13/08
14h30 O prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara farão uma visita ao túmulo de Eduardo no Cemitério de Santo Amaro.
16h O governador Paulo Câmara assinará no Palácio das Princesas mensagem encaminhando projeto de lei para a Assembleia Legislativa que dará nome de Eduardo Campos ao edifício da Secretaria de Planejamento (Seplag), localizado na Rua da Aurora. Será chamado Instituto de Gestão Governador Eduardo Campos. Na ocasião haverá a fixação de uma placa registrando que o ex-governador deixou o Palácio das Princesas para se candidatar a Presidência da República.
20h Missa na Matriz de Casa Forte em memória de Eduardo Campos, na Praça de Casa Forte e para marcar os 10 anos da morte do ex-governador Miguel Arraes.

Sexta-feira -14/08
8h30 O governador Paulo Câmara irá ao interior do estado para inaugurar a escola técnica Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una, junto com a família do ex-lider socialista.
Segunda-feira -24/08
Haverá o lançamento na Assembleia do livro com o perfil de Eduardo Campos no período em que atuou como deputado.

(Diário de Pernambuco)


0 comentários:

Postar um comentário