quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Elevada nota no IDEB 2017 e Oficina Sustentável destacam Dormentes no cenário estadual




A Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE trouxe em destaque em sua revista desta semana o município de Dormentes: o desempenho de município no Índice de Educação Básica - IDEB, que ajudou elevar o patamar de qualidade da educação do estado, ficando entre as dez melhores notas do estado, obtendo 6,2 nos anos iniciais de ensino, e a forma sustentável e econômica que o município está conseguindo viabilizar serviços com o reaproveitamento de peças para confecção de suportes e equipamentos.

No que se refere ao IDEB, a revista fala sobre a contribuição efetiva que Dormentes teve para o alcance da meta estadual.

A oficina sustentável que foi inscrita do Prêmio ODS com prática que contempla os objetivos da Agenda 2030 da ONU. A iniciativa que partiu de servidores da Secretaria de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente, começou a construir peças desgastadas e até confeccionando novos materiais, está representando um ganho ambiental e econômico para o município.

Tudo começou com a restauração de hélices de captação de energia eólica para funcionamento de poços. Com o tempo, os cata-ventos vão se deteriorando, então é feita a reconstituição não só das lâminas, como também de seus suportes e demais peças que precisam ser recolocadas. Esses serviços são feitos na própria secretaria, em seguida postos nos seus locais de origem, nas propriedades onde funcionam os poços artesianos.

Depois dos cata-ventos veio a confecção de suportes para instalação de lâmpadas led nos postes da cidade. Os suportes são feitos de tubos que já estavam descartados, reduzindo os custos da implantação, sem contar que a substituição das lâmpadas led já representam ganhos significativos para o meio ambiente e substancial para a conta de energia pública.

Inovando, o município dá exemplo de como aproveitar o potencial criativo dos seus servidores, investindo poucos recursos e gerando ganhos econômicos e ambientais que viabilizam novas iniciativas, sempre com foco na sustentabilidade, DESTACOU A REVISTA.


0 comentários:

Postar um comentário