terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Informações veiculadas em blogs da região sobre risco de rompimento da Barragem de Barra Bonita não passaram de distorção dos fatos







Veicularam em alguns blogs da região informações de que a “Barragem de Barra Bonita”, no município de Dormentes, as margens da divisa com o município de Santa Filomena, estava correndo risco de rompimento. Junto com essas informações uma foto de um buraco ao lado da estrada – Rodovia PE 630, trecho de parede do reservatório.

Os que não tiveram a oportunidade de passar pelo local para averiguar os fatos, certamente ficaram alarmados com a notícia. O que na verdade não passou de distorção de informações. Logo, não havia risco algum de rompimento. A gravidade do problema estava em torno dos riscos de acidentes dos que transitavam pela referida estrada, o que foi resolvido imediatamente pela prefeitura de Dormentes.

Embora a Barragem já tenha recebido uma quantidade considerável de água, o risco de rompimento é zero, conforme mostram as imagens, já que o buraco ficava por trás da parede que possui largura aproximada de 10 metros, sendo que do limite da parede na parte de cima para a água é de aproximadamente 5 metros. Observa se ainda, que quando o reservatório ocupa toda sua capacidade, ele transborda naturalmente recuando a água por uma passagem molhada a dezenas de metros da parede sem força-la.

Portanto, é indispensável que os meios de comunicação ao receberem informações, se certifiquem acerca da veracidade dos fatos.

0 comentários:

Postar um comentário